J.M. Coetzee - Verão

J.M. Coetzee - Verão: Cenas da Vida na Província - Editora Companhia das Letras - 275 páginas - Publicação 2010 - Tradução de José Rubens Siqueira.

Muitos autores contemporâneos já lançaram autobiografias onde não conseguimos discernir realidade e ficção, incluindo o português António Lobo Antunes e a brasileira Tatiana Salem Levy para citar apenas dois exemplos, até aí nada de novo no ramo da literatura, existe até um termo cunhado para isto: autoficção. No entanto, John Maxwell Coetzee, original como sempre, está um passo além neste livro, última parte da trilogia iniciada com Infância e Juventude, não apenas escrevendo na terceira pessoa, mas também abordando a sua própria biografia do ponto de vista existencial e não de suas obras, sendo que desta narrativa emerge não o grande escritor, premiado com o Nobel de literatura, mas sim um ser humano com muitas limitações e dificuldades de relacionamento, seja com a própria família ou na área afetiva.

Coetzee utiliza o recurso de entrevistas feitas pelo personagem-biógrafo Vincent e trechos autobiográficos, que abrem e encerram o livro, pretensamente extraídos de cadernos do próprio autor, colocado como "falecido" em 2006, cobrindo o período de repressão política do apartheid na África do Sul dos anos 70 e que marca o retorno de Coetzee dos Estados Unidos, anterior à sua consagração como escritor. As entrevistas são feitas com cinco pessoas que tiveram um relacionamento próximo com o autor: Julia, sua vizinha na Cidade do Cabo, Margot sua prima com quem conviveu desde a infância, a brasileira Adriana, dançarina e mãe de uma de suas alunas e dois colegas professores, Martin e Sophie.

Apesar da oportunidade de uma abordagem múltipla que esta escolha narrativa permite, Coetzee se define através de todos os seus personagens, como um ser humano sem interesse, assexuado e de difícil convivência. Segundo Julia, com quem ele teve um caso: "John não era feito para o amor, não era constituído assim, não era constituído para se encaixar ou ser encaixado. Era como uma esfera. Como uma bola de vidro. Não havia como se conectar com ele." ou ainda nas palavras da brasileira Adriana: "Ele é um homem fraco e un homem fraco é pior do que um homem ruim. Um homem fraco não sabe onde parar. Um homem fraco é incapaz diante dos próprios impulsos, vai onde eles mandarem."

Mas é de fato surpreendente quando o próprio Coetzee, apenas um coadjuvante nesta narrativa, faz coro com os seus personagens no seguinte trecho de seus cadernos onde comenta em terceira pessoa a relação com o pai: "No departamento risadas, ele é o último da classe. Um sujeito melancólico: deve ser assim que o mundo o vê, se é que já o tenha visto alguma vez. Um sujeito melancólico, um desmancha-prazeres; um chato de galochas.". É impossível saber o que temos de real ou de ficção neste romance, mas isso realmente não é importante quando temos um texto de Coetzee em mãos.

Comentários

Leandro disse…
Este é um livro belíssimo. As obras do Coetzee sempre são muito estimulantes e envolventes. Este último livro não é uma exceção, conseguindo conciliar uma bela narrativa como uma espécie de desconstrução do desejo (auto)biográfico que é tão comum em nossa sociedade. O seu comentário, por sinal, ressalta essa questão muito bem, afinal a grande questão do livro não é saber se o relato é verdadeiro ou falso, mas sim desmontar essas noções mesmas. Bem, deixo o convite para quem quiser, dar uma olhada no comentário que também fiz no meu blog (http://ensaiosababelados.blogspot.com/2010/05/verao-de-j-m-coetzee.html).

Um grande abraço e parabéns pelo belo texto.
Alex Zigar disse…
Muito interessante essa confusão entre realidade e ficção. São fronteiras tênues, apesar de que literatura é sempre irrealidade.
Mais um livro para a lista. Parabéns mais uma vez pela ótima resenha, Kovacs.

Abraços.
Gerana Damulakis disse…
Já li, não perco um livro de Coetzee - aquela velha questão, tudo é estilo.
Sempre um imenso prazer a leitura,ainda que um tanto distante dos seus grandes romances: Desonra, Vida e Época de Michael K e À Espera dos Bárbaros.
Alexandre Kovacs disse…
Leandro, recomendo o seu artigo (e o blog todo que sempre visito) a todos os amigos do Mundo de K. Obrigado pelo comentário e grande abraço!
Alexandre Kovacs disse…
Lígia, ferveu mesmo. Obrigado pela visita e comentário!
Alexandre Kovacs disse…
Alex, verdade e ficção são limites confusos onde a literatura trabalha! Obrigado pela visita.
Alexandre Kovacs disse…
Gerana, tudo é estilo! Coetzee que o diga com a sua prosa cortante e essencial!
myra disse…
esta muito dificil agora e nao entendo porque entrar no teu blog!!!! demorei um tempao!
obrigada por todas estas informaçoes, voce è um compendio de coisas fabulosas, muitas que nao conheço, obvio...
e obrigada pelo teu comentario
espero que te chegue o meu livrinho...foi à caminho, faz dias
abraço
Alexandre Kovacs disse…
Myra, instalei uma barra de ferramentas com links para rede sociais e outros aplicativos, mas não funcionou bem com o navegador Explorer, apenas com o Firefox.

Depois do seu comentário resolvi desinstalar e agora acho que voltou ao normal. Obrigado pelo retorno.

Assim que o livro chegar por aqui eu aviso.

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura