J.M. Coetzee - Mecanismos Internos

Literatura
J.M. Coetzee - Mecanismos Internos - Ensaios sobre literatura (2000 - 2005) - Tadução de Sergio Flaksman - 360 páginas - Editora Companhia das Letras - Lançamento 2011  (ler aqui trecho em pdf disponibilizado pela editora).

O que podemos esperar de um livro que reúne críticas literárias escritas por um autor que foi vencedor do Nobel de literatura em 2003 e também de dois prêmios Booker Prize com "Vida e Época de Michael K" em 1983 e "Desonra" em 1999. Eu certamente esperava muito, em parte por considerar o sul-africano John Maxwell Coetzee um dos melhores ficcionistas vivos da atualidade e também pela expectativa de conhecer os tais mecanismos que poderiam ter influenciado na formação da sua obra. No entanto, o que mais me surpreendeu nas resenhas de Coetzee foi justamente a simplicidade e até mesmo humildade com que  desenvolveu os 21 textos integrantes deste Mecanismos Internos. Nenhum malabarismo intelectual ou estrelismo tão característico de alguns críticos que parecem esquecer que o objeto principal da literatura não é a resenha e sim a obra resenhada.

Como professor, tradutor e pesquisador, além obviamente de autor consagrado, Coetzee  está plenamente habilitado a comentar literatura e os seus ensaios, quase todos publicados na New York Review of Books, seguem uma fórmula equilibrada entre a resenha de divulgação e o ensaio crítico mais aprofundado, sempre com respeito ao trabalho do autor e a inteligência do leitor. Mesmo quando discorda do valor literário de determinado autor celebrado como Sándor Márai, por exemplo, Coetzee o faz após uma análise completa da biografia, estilo e época. Quando comenta sobre o alcoolismo de William Faulkner é no sentido de explicar o contexto de criação de seus romances e as dificuldades financeiras que originaram a elaboração de roteiros para Hollywood.

Um livro que mostra a importância e também ajuda a entender o significado de uma resenha bem escrita. Ver abaixo a relação completa dos 21 ensaios que cobrem épocas e estilos muito diferentes, da primeira metade do século XX até os autores contemporâneos.
Italo Svevo
Robert Walser
Robert Musil, O jovem Törless
Walter Benjamin, Passagens
Bruno Schulz
Joseph Roth, os contos
Sándor Márai
Paul Celan e seus tradutores
Gunter Grass e o Wilhelm Gustloff
W. G. Sebald, After Nature
Hugo Claus, poeta
Graham Greene, O condenado [Brighton Rock]
Samuel Beckett, os contos
Walt Whitman
William Faulkner e seus biógrafos
Saul Bellow, os primeiros romances
Arthur Miller, Os desajustados
Philip Roth, Complô contra a América
Nadine Gordimer
Gabriel García Márquez, Memórias de minhas putas tristes
V.S. Naipaul, Meia vida

Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar Mecanismos Internos de J.M. Coetzee 

Comentários

vera maria disse…
Fiquei curiosa em saber o que ele diz do Márai, se falar mal vou brigar com ele ::))
abraço,
clara
Alexandre Kovacs disse…
Clara, também não precisamos concordar com tudo o que Coetzee pensa... :)

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura