Milton Hatoum - Cinzas do Norte

Literatura brasileira contemporânea
Milton Hatoum - Cinzas do Norte - Editora Companhia das Letras - 312 páginas - Lançamento 2005.

O regionalismo de Milton Hatoum é uma característica muito rara nos autores brasileiros contemporâneos que ambientam normalmente os seus romances nos grandes centros urbanos, até mesmo pelo motivo óbvio de que a maioria deles foi criada nas capitais do sul e sudeste. Bem, os personagens do autor amazonense e amauara Milton Hatoum estão cercados pela exuberância da floresta tropical, mas sofrem pelo desnível social e abandono político da região. Principalmente neste seu terceiro livro que tem a maior parte da ação centrada na Manaus dos anos sessenta e conta a trajetória de toda a vida de dois amigos: Olavo e Raimundo, ou Lavo e Mundo, como são apelidados. Enquanto Lavo é um órfão, criado pelos tios, e que não tem maiores ambições do que se tornar advogado, Mundo é um artista de temperamento libertário e que alimenta um ódio incontrolável pelo pai, rico fazendeiro e colaborador do regime militar da época, que tenta enquadrá-lo de todas as formas no seu próprio modelo de comportamento.

Hatoum desenvolve a trama através de narrativas entrecruzadas entre a voz em primeira pessoa do protagonista Lavo, uma longa carta de seu tio Ranulfo para Mundo e a correspondência de Mundo para Lavo, histórias que vão se encaixando aos poucos para explicar o mistério que cerca a origem dos dois amigos. Cinzas do Norte ganhou os prêmios Jabuti, Livro do Ano, Bravo, APCA e Portugal Telecom; um grande romance de um dos maiores autores da literatura nacional da atualidade.

Comentários

nostodoslemos disse…
Kovacs,
Bem já antecipo a leitura de "Dois Irmãos" após esta resenha animadora que inspira curiosidade sobre o autor. Obrigada pela excelente dica.
Alexandre Kovacs disse…
Lígia, Hatoum é um autor que conhece bem o seu ofício, ainda não li "Dois Irmãos".
Alexandre Kovacs disse…
Morgan, obrigado pela visita e vou lá conhecer o seu blog.
Nanete Neves disse…
Amo o Hatoum e foi ótimo vir aqui e ler tuas palavras. Esse blogue sempre vale a visita, parabéns!
Alexandre Kovacs disse…
Nanete, obrigado e fiquei feliz pelo seu comentário gentil.

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura