Samuel Beckett - O inominável

Clássicos da Literatura Universal
Samuel Beckett - O inominável - Editora Globo - 208 páginas - Tradução de Ana Helena Souza - Introdução de João Adolfo Hansen - Lançamento 2009.

Este livro do dramaturgo e romancista irlandês Samuel Beckett (1906-1989), prêmio Nobel de Literatura de 1969, publicado originalmente em 1953, no idioma francês, é o último da trilogia formada por Molloy (1947) e Malone morre (1948). O romance pode ser resumido como um longo monólogo de uma voz anônima, além do tempo e espaço. Uma voz que parece, por vezes, representar os pensamentos do autor mas que, por outro lado, não se define nunca como quem ou quê, um sujeito sempre indefinido. E assim, ao longo do texto, através de afirmações e contradições simultâneas a voz avança nas suas intermináveis reflexões sem nunca chegar a uma conclusão.

Beckett utiliza o recurso filosófico da aporia que, segundo Aristóteles, pode ser definido como "igualdade de conclusões contraditórias". Difícil de entender? Sem dúvida, mas também uma experiência única que vale a pena conhecer, além de contar com um dos finais mais lindos da história da literatura e que justifica o objetivo do livro como uma homenagem à linguagem (que é a minha interpretação, embora possam e devam haver muitas outras):
" (...) é preciso continuar, não posso continuar, é preciso continuar, então vou continuar, é preciso dizer palavras, enquanto houver, é preciso dizê-las, até que elas me encontrem, até que elas me digam, estranha pena, estranho pecado, é preciso continuar, talvez já tenha sido feito, talvez já tenham me dito, talvez já tenham me levado até o limiar da minha história, diante da porta que se abre para a minha história, isso me surpreenderia, se ela se abrir, vai ser eu, vai ser o silêncio, ali onde estou, não sei, não saberei nunca, no silêncio não se sabe, é preciso continuar, não posso continuar, vou continuar."

Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar O inominável de Samuel Beckett

Comentários

Bem Beckett. Comprei há um tempo mas não o li ainda, mesmo porque não não tenho malone morre. Queria ler os três em sequência.

Abraço, Kovacs.
Alexandre Kovacs disse…
Caro Caio, ler a trilogia de uma só vez deve ser uma tarefa "barra pesada" em todos os sentidos!
rs um desafio literário vez em quando faz bem pro coração, e pra mente!
Yago Marcall disse…
Tô no fim do inominável, em três meses li quase toda trilogia e algumas novelas. Recomendo o fluxo "narrativo" do autor, suas obsessões ficam mais latentes no imaginário do leitor, em O Inominável ele é bastante autoreferencial com relação às outras duas obras, tê-las frescas na cabeça, ao meu ver é o ideal.
Alexandre Kovacs disse…
Yago, obrigado pela visita e comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura