Daniel Galera - Mãos de Cavalo

Literatura contemporânea brasileira
Daniel Galera - Mãos de Cavalo - Editora Companhia das Letras - 192 páginas - Lançamento: 11/04/2006.

Foi com bastante atraso que tive o prazer de ler este festejado romance de Daniel Galera que impressiona pela segurança na narrativa e respeito aos detalhes, seja na pele de um menino de dez anos que descreve manobras arrojadas como o "Ciclista Urbano" ou como um escalador das vias mais difíceis e perigosas do país, Galera intercala capítulos que constituem fragmentos da história de um mesmo protagonista desde sua infância até a idade adulta.

Hermano é um cirurgião plástico, frustrado em sua profissão e também no casamento, um longo caminho o separa da infância e adolescência na Porto Alegre dos anos noventa, mas ele nunca conseguiu esquecer alguns eventos que marcaram sua personalidade. Então, enquanto dirige para encontrar o parceiro de uma arriscada escalada na Cordilheira dos Andes, pico de Cerro Bonete, região mais elevada do Altiplano Boliviano, está prestes a tomar uma decisão radical e, de certa forma, acertar contas com o próprio passado.

O fato é que este romance de formação de Daniel Galera é muito bem escrito e de longe um dos melhores trabalhos da nova geração de autores em língua portuguesa, justificando plenamente o status atingido pelo autor na literatura brasileira atual. Já estava bastante ansioso para conhecer o seu mais novo livro: "Barba ensopada de sangue", principalmente depois da prévia publicada na edição da Granta dos melhores jovens escritores brasileiros e agora acho que esta ansiedade aumentou ainda mais depois desta leitura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura