Roberto Bolaño - O Terceiro Reich

Literatura contemporânea espanhola
Roberto Bolaño - O Terceiro Reich - Editora Companhia das Letras - 344 páginas - Lançamento 19/01/2011 - Tradução de Eduardo Brandão (ler aqui um trecho no site da editora).

Escrito originalmente em 1989 e lançado postumamente em 2010 pela editora espanhola Anagrama em Barcelona, como a maioria dos livros do hoje aclamado escritor chileno Roberto Bolaño (1953-2003), é mais uma incursão no estilo aberto e, de certa forma, mal acabado, que é uma das características dos seus textos mais longos, como 2666. Esta irregularidade de estilo, forjada ou não, combina com os temas preferidos de Bolaño, como a violência gratuita nas grandes cidades, o efeito melancólico do exílio em seus personagens e a falta de sentido da guerra.

A narração é feita em primeira pessoa, utilizando-se o recurso de um diário escrito pelo protagonista Udo Berger, jovem alemão que decide passar alguns dias de férias com a namorada, Ingeborg, em um hotel no litoral da Espanha. Udo é viciado em jogos de estratégia de guerra e aproveita o tempo livre para escrever e desenvolver táticas e variantes para um jogo chamado "O Terceiro Reich" que reconstitui os eventos históricos principais da Segunda Grande Guerra.

Com o progresso da narrativa, fica cada vez mais evidente a personalidade paranoica do jovem protagonista, principalmente nas relações que estabelece com um casal de turistas alemães, Charly e Hanna, a bela dona do hotel Frau Else, os vagabundos locais Lobo e Cordeiro e, principalmente, o misterioso e assustador Queimado com quem passa a disputar o jogo. Cada vez mais isolado Udo não consegue deter o próprio caminho de autodestruição que parece coincidir com os resultados do "Terceiro Reich"

A construção do romance em forma de diário provoca no leitor um constante questionamento sobre o que é real e imaginário na existência vazia e confusa do jovem Udo Berger. Cada capítulo se desdobra em novas possibilidades que nunca se esclarecem e, à medida que avançamos, juntamente com o personagem no seu universo de decadência física e psicológica, descobrimos como Bolaño consegue demonstrar com maestria o sentimento tão comum de solidão do nosso tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura