As 20 melhores Listas Literárias na Internet

Literatura
Detalhes de Adolphe Bouguereau, François Bouchert e Gabriel Schachinger

As Listas são uma forma divertida de fazer descobertas e praticamente uma fixação para os blogs de literatura, mas a questão principal é como ser objetivo e imparcial ao escolher os livros mais importantes entre tantos estilos, épocas e autores. Bem, se você está procurando um maior conhecimento na área de literatura ou simplesmente uma boa recomendação de leitura, este é o lugar certo para iniciar a sua busca. Um serviço de utilidade pública.

(01) Guardian - The 100 greatest novels of all time: The list

A lista do jornal inglês The Guardian, publicada em 2003, já se tornou referência na internet e destaca os maiores romances da literatura universal de todos os tempos com links para matérias interessantes do próprio Guardian relacionadas a cada livro, imperdível e um bom ponto de partida para encontrar clássicos de Cervantes à Philip Roth. Em 2009 esta lista foi ampliada para 1.000 novels everyone must read - the definitive list.

(02) The Telegraph - 100 novels everyone should read

O jornal Telegraph, maior concorrente do Guardian, não poderia ficar para trás e lançou a sua própria seleção top 100 da literatura universal. Uma característica curiosa é o resumo de somente uma frase para cada romance, jamais conseguiria tamanho poder de síntese, como por exemplo a definição do romance número 21: "1984 de George Orwell" - "No qual o Big Brother é ainda mais sinistro do que a série de TV inspirada nele".

(03) Modern Library - 100 Best Novels

Outra lista famosa e muito útil, divulgada em 1998 nesta matéria do New York Times, tem o foco restrito em romances na língua inglesa, escritos no século XX. Ulysses de James Joyce foi escolhido como o mais importante romance do século pelos editores da Modern Library e mais de 200.000 leitores que votaram online.

(04) Time - 100 best English language Novels

Mais uma lista somente de obras escritas na língua inglesa e publicadas à partir de 1923, ano de fundação da revista Time. Esta data de corte deixou de fora algumas obras importantes como Ulysses, publicado em 1922.


Esta lista de 2009 pretende ter um caráter geral (Meta-List), mas acaba confundindo um pouco o propósito de promover a literatura uma vez que compara a Bíblia (41º colocada) com Guerra e Paz de Tolstoi (1º colocado). A própria Newsweek discute neste artigo os méritos e dificuldades da lista.

(06) LeMonde - Les 100 livres du siècle


A escolha do famoso jornal Le Monde, como não poderia deixar de ser, valoriza o sentimento nacionalista. Na relação dos dez primeiros colocados, temos três autores franceses: "O estrangeiro" de Alber Camus (2º), "Em busca do tempo perdido" de Marcel Proust (3º) e "O pequeno príncipe" de Antoine de Saint-Exupérry (10º).

(07) Telerama - Les 10 livres préférés de 100 écrivains francophones

A revista francesa Telerama decidiu considerar na sua pesquisa apenas autores nacionais e perguntou quais os dez livros preferidos de 100 escritores franceses. O autor mais citado foi Marcel Proust (33 vezes), surpreendentemente seguido por William Faulkner (24).

(08) El Pais - Favorite Books of 100 Spanish Authors

O jornal espanhol El Pais, por sua vez, solicitou a 100 escritores de língua espanhola que relacionassem os dez livros que "mudaram a sua vida" na literatura universal. Vale a pena conhecer as escolhas de Carlos Fuentes, Juan Gelman, Alberto Manguel e Javier Marías, entre outros.

(09) Revista Bravo - Os 100 Livros Essenciais da Literatura Mundial

A saudosa revista cultural Bravo é a única representante brasileira e a sua escolha foi baseada nos livros do crítico Harold Bloom, além das listas da Time e da Modern Library, sendo que a decisão final ficou a cargo da redação da Bravo e outros colaboradores. Machado de Assis ficou na posição 59 com "Memórias Póstumas de Brás Cubas".

(10) Project Gutenberg - Top 100List

O Projeto Gutenberg disponibiliza ebooks gratuitos para download em diversos formatos e em diferentes idiomas somente de obras em domínio público. A lista Top 100 de livros com mais solicitações de download é um indicativo interessante, mas obviamente não muito útil quando se procuram autores contemporâneos.

(11) Harvard Book Store - Top 100Books

A seleçao da Livraria Harvard valoriza a literatura universal, mas é claro com uma queda pela língua inglesa. É uma lista bem atualizada porque considera autores modernos como Haruki Murakami (triplamente citado: 5º, 43º e 51º), Junot Diaz (62º e 87°) e David Foster Wallace (89º) que acabaram melhor colocados do que Homero (92º), Valter Hugo (97º) e Walt Whitman (100º).

(12) English Pen - The Bigger Read list

A organização English Pen preparou uma lista de clássicos da literatura universal com livros em prosa e poesia, não escritos na língua inglesa. Não foi definida ordem de colocação, a apresentação considera apenas o critério alfabético.

(13) Boston PublicLibrary - 100 Most Influential Books of the Century

A biblioteca pública de Boston imaginou uma lista mais ambiciosa ao extrapolar a área de literatura, tentando reunir os 100 livros mais influentes do século. Você encontrará títulos sobre política, ciência e até mesmo culinária.

(14) Amazon - 100 Books to read in a Lifetime

Apesar de desconfiarmos do caráter comercial de uma lista preparada pela Amazon, fica a citação como curiosidade. Talvez mais útil e eficiente seja o mecanismo de recomendações de títulos da Amazon com base nas suas escolhas de compras anteriores.

(15) Goodreads - Top 100 Literary Novels of all time

O site para leitores Goodreads conseguiu uma lista bastante equilibrada entre autores clássicos e contemporâneos nesta selação dos maiores romances de todos os tempos. Você encontrará indicações variando de Thomas Pynchon a Jane Austen ou de Margaret Atwood a Alexandre Dumas.

(16) Norwegian Book clubs - Top 100 Works in World Literature

Um site bem organizado onde foram selecionados 100 autores com livros de 54 países, considerados como "os melhores e mais centrais trabalhos da literatura mundial". A relação é apresentada em ordem alfabética de autores, mas os organizadores revelaram que Don Quixote recebeu 50% mais votos do que qualquer outro livro.

(17) National Geographic - The 100 Greatest Adventure Books of All Time

Uma outra curiosidade literária de destaque é a lista preparada pelos editores da conceituada revista National Geographic. O foco da seleção é na área de aventuras. Posso recomendar "South" do explorador inglês Ernest Shackleton (15º colocado), lançado em 1919, é um diário que impressiona como exemplo de sobrevivência e força de vontade.

(18) The American Scholar - 100 Best American Novels, 1770 to 1985

A revista americana American Scholar escolheu os melhores romances escritos nos EUA de 1770 a 1985. A lista é apresentada em ordem cronológica e funciona como uma boa  aula de literatura de Edgar Allan Poe até Don DeLillo.

(19) Book Riot - The 100 Greatest American Novels, 1893 - 1993

O site Book Riot é sempre uma excelente fonte de informações e curiosidades para leitores. Recomendo seguir as postagens periodicamente. Esta lista também é focada somente em autores nos EUA, mas considerando o período de 1893 a 1993 e apresentada em ordem cronológica.

(20) Book Riot - The 10 Best Top 100 Book Lists

E para terminar esta outra publicação da Book Riot que relaciona as dez melhores Top 100 listas de literatura. Espero que se divirtam consultando as listas e, principalmente, lendo os livros que é, definitivamente, a melhor parte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa