Anne Enright - Booker Prize 2007

Prêmios literáriosDepois da premiação de Doris Lessing com o Nobel, mais uma surpresa no meio literário com a divulgação do romance ganhador do Man Booker Prize de 2007. Nem o britânico Ian McEwan com "On Chesil Beach" ("Na Praia", Editora Companhia das Letras) e muito menos o neozelandês Lloyd Jones com "Mr. Pip" ("O Sr. Pip", Editora Rocco), que eram considerados favoritos nas casas de apostas, foram agraciados com o prêmio de 50.000 libras (cerca de 102.000 dólares).

A escritora irlandesa Anne Enright, 45 anos, que pela primeira vez figurou na lista de candidatos ao Booker Prize, foi a escolhida com o romance "The Gathering" ("O Encontro"), que conta a história de três gerações de uma família irlandesa. O livro, o quarto de Anne (nenhum deles publicado no Brasil), é narrado do ponto de vista de uma das protagonistas, Veronica Hegarty. Ela estuda a história da família numa tentativa de encontrar sentido para a morte de seu irmão Liam, um alcoólatra que decide se suicidar jogando-se ao mar.

O Man Booker Prize, criado em 1969 (ver shortlist 2007 e relação completa de ganhadores), é um dos mais prestigiados prêmios literários internacionais, conferido à melhor obra de ficção publicada no ano por um autor do Reino Unido, da República da Irlanda ou dos países da Comunidade Britânica (Commonwealth).

Em tempo: "Todos os romances finalistas do Booker Prize, o mais importante prêmio literário inglês, devem ficar disponíveis em breve na internet. Segundo Jonathan Taylor, presidente da fundação que concede o prêmio, as negociações com as editoras e o British Council, instituição que promove a cultura britânica no exterior, as negociações estão avançadas." - Folha On Line - 19/10/2007.
10 comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

George Saunders - Man Booker Prize 2017

As 20 melhores distopias da literatura

Os meninos da rua Paulo - Ferenc Molnár

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 personagens femininas da literatura mundial