Filosofia na Visão de Bertrand Russell

FilosofiaBertrand Arthur William Russell (1872-1970) foi um dos filósofos mais influentes do século XX, tendo se destacado por seus trabalhos no campo da lógica matemática e filosofia analítica. Em 1950, Russell recebeu o Prêmio Nobel de Literatura "em reconhecimento dos seus variados e significativos escritos, nos quais ele lutou por ideais humanitários e pela liberdade do pensamento". O texto abaixo foi encaminhado pelo meu amigo Quintanilha que tem colaborado bastante com este “Mundo de K” na área de Filosofia. É uma abordagem de Bertrand Russell pouco divulgada e conhecida sobre a definição e o enquadramento da Filosofia nas áreas do conhecimento humano.

"Filosofia é uma palavra que tem sido empregada de várias maneiras, umas mais simples, outras mais restritas. A Filosofia, conforme entendo a palavra, é algo intermediário entre a Teologia e a Ciência, como Teologia consiste de especulações sobre assuntos a que o conhecimento exato não conseguiu até agora chegar, mas, como a Ciência, apela mais à razão humana do que à autoridade, seja esta a da tradição ou da revelação. Todo conhecimento definido pertence à Ciência; e todo dogma, quanto ao que ultrapassa o conhecimento definido, pertence à Teologia. Mas entre a Teologia e a Ciência existe uma Terra de ninguém: é a Filosofia. Quase todas as questões do máximo interesse para os espíritos especulativos são de tal índole que a Ciência não pode as responder, e as respostas confiantes dos teólogos já não nos parecem tão convincentes como o eram nos séculos passados.

Acha-se o mundo dividido em espírito e matéria? E, supondo-se que assim seja, o que é espírito e o que é matéria? Acham-se os espíritos sujeito à matéria, ou eles são dotados de forças independentes? Possui o universo algum propósito? Está ele evoluindo de alguma maneira rumo a alguma finalidade? Existe realmente alguma Lei da Natureza ou acreditamos nelas devido unicamente ao nosso amor inato pela ordem? É o homem o que ele parece ser ao astrônomo, isto é, um minúsculo conjunto de carbono e água a rastejar, imponentemente, sobre um pequeno planeta sem importância? Ou é ele o que parece ser a Hamlet? Acaso é ele, ao mesmo tempo, ambas às coisas? Existe alguma maneira de viver que seja nobre e outra que seja baixa, ou todas as maneiras de se viver são simplesmente inúteis? Se há um modo de vida nobre, em que consiste ele, e de que maneira praticá-lo? Deve o Bem ser eterno, para merecer o amor que lhe atribuímos, ou vale a pena procurá-lo, mesmo que o universo se mova, inexoravelmente, para a morte? Existe sabedoria, ou o que nos parece tal não passa do último refinamento da loucura? Tais questões não encontram respostas nos laboratórios, e os teólogos tem pretendido dar suas respostas, todas elas demasiado concludentes, mas a sua própria segurança faz com que o espírito moderno as encare com suspeita. O estudo de tais questões, mesmo que não se resolvam esses problemas, constitui o empenho da Filosofia."

Comentários

Barros (RBA) disse…
Grande filósofo Quintanilha!
Boas questões foram colocadas. Quem se habilita a responde-las? Adianta procurar respostas entre nós?

Grande abraço ao Quinta e ao Kovacs.
Vida eterna às mentes brilhantes!
Alexandre Kovacs disse…
Barros, acho que ninguém consegue responder a estas questões, mas como afirmou o próprio Russell no final do seu texto: "O estudo de tais questões, mesmo que não se resolvam esses problemas, constitui o empenho da Filosofia".

Sorte a minha contar com amigos assim!
Maria Augusta disse…
A filosofia tem uma missão importante, usar a inteligência humana para explicar tudo segundo a ótica de cada um...
Kovacs, fiz uma pequena pausa nas minhas férias para passar pelos blogs amigos que tantos bons momentos me proporcionaram neste ano e desejar a cada um de vocês um Ano Novo pleno de alegrias e realizações.
Um grande abraço.
Alexandre Kovacs disse…
Maria Augusta, obrigado pela visita e aproveite bem as férias. Feliz 2009 para você e toda a sua família. Espero que no próximo ano você continue com as postagens criativas no seu blog!
Ricardo Duarte disse…
Kovacs,
Que explicação ótima para o que é Filosofia! Aproveitando o tema, deixo um frase do livro que acabei de ler, Memórias de Adriano:

"Há mais de uma sabedoria, e todas são igualmente necessárias ao mundo."

Feliz 2009!
Alexandre Kovacs disse…
Caro Ricardo, realmente Marguerite Yourcenar sabe tudo de literatura. As verdades são muitas e todas necessárias sem dúvida!
nostodoslemos disse…
Bom dia!
Sabe que esta página de comentários é sempre inspiração a novos temas?
Já que o assunto é "verdade", respondo com outro mestre:

""A verdade não está com os homens, mas entre os homens." (Sócrates)

Tenham um excelente dia!
Alexandre Kovacs disse…
Lígia, obrigado pela visita e comentário gentil. É com bastante esforço que encontro tempo para atualizar esta página e é sempre bom quando existe um retorno dos amigos!
Anny disse…
Kovacs:
Gosto muito Bertrand Russel. Tenho dois livroa dele. Aliás, gosto de Filosofia.
Bjs.
Anny
Alexandre Kovacs disse…
Anny, obrigado pela visita e fico contente que tenha gostado.
JLM disse…
Ou em uma definição mais simples, como diriam os gregos antigos, "a filosofia é a arte de viver".

1 abraço
douglas disse…
Esse texto está no começo do História da Filosofia Ocidental. É curioso que nesse livro - talvez por ser filósofo - ele critique todos os gregos, exceto Demócrito, um materialista como ele.
JLM disse…
olá

gostaria q vc revelasse quais livros te marcaram em 2008, talvez os Top5. o q me diz?

1 abraço
Alexandre Kovacs disse…
Jefferson, concordo com a máxima: "os gregos já pensaram em tudo que havia para se pensar". Obrigado pela visita e comentário!
Alexandre Kovacs disse…
Douglas, Bertrand Russel também era um excelente frasista, esta por exemplo é ótima (mandamento Nº 1 do código de conduta dele): "Não tenhas certeza absoluta de nada" que afinal remete ao pensamento grego. Obrigado pela visita e volte sempre!
Alexandre Kovacs disse…
Jefferson, entre os livros lidos e relidos em 2008 (não necessariamente lançamentos de 2008) poderia destacar a seguinte lista top 5:

(1) Luz em Agosto - William Faulkner;
(2) O Som e a Fúria - William Faulkner;
(3) Desonra - J.M. Coetzee;
(4) Sobre Heróis e Tumbas - Ernesto Sabato;
(5) O Assassinato e Outras Histórias - Anton Tchekhov.

Agora vou lá no seu blog ver a sua lista top 5 de 2008.
JLM disse…
o do Sabato eu tenho na minha biblioteca, vou botar ele na minha lista de leituras em 2009.
Alexandre Kovacs disse…
Jefferson, um livro fantástico pode ter certeza.
myra disse…
eu sou admiradora de B.Russell, otimo!!!!
grande abraço
Anônimo disse…
Incrível, mas por quê Russel disse que a filosofia é "A terra de ninguém" ?
Neuza disse…
Porque ninguem pode ou deve ter certeza de nada
Alexandre Kovacs disse…
Neuza, obrigado pela visita e comentário!
Anônimo disse…
Conhecem Hippolyte Léon Denizard Rivail. Fica a dica.

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura