Generación Y - Melhor Blog em 2008

Parece que o título de melhor blog do ano vai mesmo para o Generación Y da cubana Yoani Sánchez que faturou fácil os prêmios BOBS (Best of Blogs) da Alemanha e Ortega y Gasset de jornalismo digital da Espanha, Yoani foi incluída também na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2008 da revista Time. No excelente blog do Jorge Pontual podemos conferir a entrevista que Yoani deu ao italiano Roberto Ferranti.

É claro que o componente político foi decisivo para esta escolha e também para toda a divulgação que o Generación Y recebeu na Blogosfera. Verifiquei que a última postagem do blog recebeu nada menos do que 2232 (!) comentários. De qualquer forma é um bom exemplo da liberdade de expressão que, apesar de tudo, ainda existe na Internet. Ver abaixo a parte final do belo discurso de agradecimento que Yoani postou de Havana após receber o prêmio Ortega Y Gasset (ver texto integral aqui).

"Em vez de comprar um motor para cruzar o mar numa balsa até a Flórida, tornei-me um balseira virtual. Escapei, não do meu país, mas do medo, da paranóia e do conformismo. Finalmente cheguei, nesta balsa-blog, a uma terra ao mesmo tempo gratificante e dolorosa, de onde a responsabilidade cívica não me permite voltar. Agora tenho duas vidas, uma real, compartimentalizada e controlada, onde ouço ordens, slogans e conclamações à luta; a outra virtual, imensa e livre, onde começo a me sentir cidadã".

Dica: Izabella Olivato

18 comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 melhores distopias da literatura

Vladimir Nabokov - Contos Reunidos

Hilda Hilst - Da poesia

Os meninos da rua Paulo - Ferenc Molnár

As 20 melhores utopias da literatura