Guias de Estudo da SparkNotes

Les Misérables
Os Guias de Estudo SparkNotes, disponíveis para consulta online gratuita, são ferramentas preciosas para pesquisa, cobrindo as áreas de História, Cinema, Filosofia e Literatura, incluindo uma extensa análise crítica da obra de William Shakespeare. A Sparknotes, originalmente fundada em 1999, por quatro estudantes de Harvard, atualmente é uma propriedade da famosa rede de livrarias americana Barnes and Noble que comprou os direitos em 2001 por US$ 3,5 milhões. Outra ferramenta bem parecida e um pouco mais antiga é a CliffsNotes também americana.

Não podemos chamar os Guias de Estudo da SparkNotes e também da CliffsNotes de simples resenhas, já que as informações excedem em muito o nível de simples material de divulgação disponível hoje na Internet. Na categoria de literatura, por exemplo, podemos consultar sobre a lista de personagens, o contexto histórico da obra analisada, explicações sobre as citações principais e sugestões para leituras adicionais. Ler este exemplo de 1984 de George Orwell da SparkNotes.

Infelizmente esta dica é dependente do domínio da língua inglesa já que ainda não dispomos de uma ferramenta de estudo similar aqui no Brasil e que possa resumir e analisar criticamente as obras de Machado de Assis, Euclides da Cunha, Clarice Lispector etc, ressalvando-se páginas isoladas, geralmente de patrocínio governamental como o Domínio Público.
23 comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Explicação da Eternidade, um poema de José Luís Peixoto

A arte de escrever crônicas

As 20 melhores distopias da literatura

O Idiota - Fiódor Dostoiévski

Jonathan Shaw - Scab Vendor

As 20 melhores utopias da literatura