Granta Vol. 4 - Ambição

Literatura
Revista Granta Vol. 4 - Editora Objetiva, Selo Alfaguara, 2009 - parcialmente traduzido da edição 58 em inglês com o título: Ambition.

A quarta edição brasileira da Granta tem como referência a Ambição e incorpora dois textos do número 58 da edição inglesa: o conto "Amante" de Joyce Carol Oates e "Heráldica" do crítico George Steiner, ambos inéditos no Brasil. Complementam a edição os textos de Haruki Murakami, Luis Fernando Verissimo, Joyce Carol Oates, Sérgio Sant’Anna, George Steiner, Miguel Sanches Neto, Annie Proulx, Elena Lappin, Edward Platt, Kathleen Jamie e  um ensaio fotográfico de João Wainer. Ótimos os contos de Haruki Murakami (apesar de não ter relação com o tema do livro) e de Miguel Sanches Neto que comprovam como a diversidade de estilos é a chave do sucesso da Granta. 

Especialmente para esta edição os brasileiros Milton Hatoum, Eucanaã Ferraz, Adriana Lisboa e João Paulo Cuenca foram convidados a desenvolver o tema "Ambição de Escritor". O texto de Adriana Lisboa mostra que as ambições se modificam com o tempo e de como "às vezes a vida vai subtraindo ambições em vez de acrescentar". João Paulo Cuenca tem uma avaliação aparentemente na mesma linha quando chega à conclusão de que "as ambições estão cada vez mais materialmente modestas (um pequeno apartamento em Paris) e cada vez mais subjetivas (a compreensão absoluta, o amor incondicional etc)", mas é Milton Hatoum que melhor sintetiza o tema com a seguinte conclusão: "Hoje, depois de ter publicado quatro romances e um livro de contos, sei que a ambição literária pode derrotar ou amargurar um escritor; que a 'política literária' ou o empenho do autor não servem para muita coisa; aliás, não servem para nada, pois um texto literário só depende de sua qualidade. Entendi que a maior ambição de um escritor é conquistar bons leitores, mas para isso é preciso oferecer-lhes um texto consistente, dotado de verdade, uma verdade nada ontológica, e sim a verdade das relações humanas, transfigurada pela linguagem.".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura