Urban Sketchers - O mundo de desenho em desenho

croquis urbano
A Urban Sketchers (USK) é uma organização sem fins lucrativos dedicada à divulgação dos desenhos e ilustrações locais, promovendo a sua prática e conectando pessoas em todo o mundo. O desenho que abre esta postagem, por exemplo, é do americano Tommy Kane em viagem por Nice na França.

O manifesto da organização declara que seus adeptos devem desenhar à partir da observação direta e contar a história de seus ambientes ou de lugares que visitaram. O lema da Urban Sketchers é simples: "Veja o mundo de desenho em desenho".

A USK foi criada pelo ilustrador espanhol Gabriel Campanario. Ele criou um grupo no flickr em novembro de 2007 para desenhos urbanos que foi ampliado, um ano depois, para um blog onde correspondentes se comprometem a postar em uma base regular e também compartilhar suas histórias através dos desenhos. A Urban Sketchers já está bem representada no Brasil e segundo declaração dos organizadores: "procura por arquitetos, ilustradores, designers gráficos, web designers, pintores e educadores que compartilhem a mesma paixão pelo desenho de observação das cidades e das cenas urbanas".

Em pouco tempo o blog e o grupo do flickr tornaram-se muito populares. Milhares de pessoas visitam diariamente as páginas que têm sido muito divulgadas em revistas e jornais. Recomendo visitar as principais páginas da organização USK, clicando nas imagens abaixo:

croquis urbano
Urban Sketchers Brasil




croquis urbano
Urban Sketchers Espanha

croquis urbano
Urban Sketchers Israel

croquis urbano
Urban Sketchers Indonesia

croquis urbano
 Urban Sketchers Australia

Comentários

Ccesarbento disse…
Que belo trabalho! Tomei a liberdade de publicar no meu blog.
Alexandre Kovacs disse…
Alex, fico satisfeito que tenha gostado.
Alexandre Kovacs disse…
César, sem problema, obrigado pelo comentário e uma iniciativa como esta é para divulgar mesmo.

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura