Granta Vol. 8 - Trabalho

Literatura
Revista Granta Vol. 8 - Editora Objetiva, Selo Alfaguara, 2011 (leia aqui sinopse da editora).

Esta edição da Granta em português reúne 16 textos de autores estrangeiros e brasileiros, escritores já consagrados como Salman Rushdie, Doris Lessing e Julian Barnes, mas também jovens ainda não conhecidos do grande público, como a chinesa Yiyun Li e a italiana Michela Murgia. 

Como já se tornou padrão na Granta em português, foi incluído um ensaio fotográfico sobre o tema desta edição do premiado diretor de cinema e fotografia Walter Carvalho (diretor de fotografia de Lavoura arcaica, Central do Brasil, Abril despedaçado, entre outros).

Outro brasileiro já consagrado, Bernardo Carvalho comparece nesta edição com o primeiro capítulo de seu novo romance, que será lançado em 2012 pela editora Companhia das Letras, onde narra o trabalho de um censor e tradutor de cartas, cujo conhecimento da língua alemã ajuda a interceptar muitas correspondências de judeus tentando escapar da Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

Destaco o conto do irlandês Colun McCann (vencedor do National Book Award de 2009 e colaborador da New Yorker e Paris Review), uma história pessoal em que ele lembra de um dia de sua infância em que conheceu o local de trabalho do pai, a redação de um jornal em Dublin. 

Excelente também o conto do escritor bósnio Aleksandar Hemon em que ele descreve como ficou retido em Chicago, durante o inverno de 1992, no dia em que o cerco a Sarajevo começou.  A sua paixão pelo futebol é o elo de ligação com outros imigrantes nos Estados Unidos, vindos do México, Nigéria, Ucrânia, Jordânia, Romênia, Alemanha e, é claro, Brasil.

Enfim, diferentes abordagens para a mesma tentativa de entender o significado do trabalho, ou a falta dele. Seja refletindo sobre a preguiça, como Salman Rushdie e Yiyun Li ou, por outro lado, sobre a nobreza do trabalho, como Julian Barnes faz com sua descrição das atividades de um músico e filósofo na Viena do século XVIII, tentando curar uma jovem pianista de sua cegueira de infância, temos uma ótima oportunidade de conhecer textos criativos de grandes autores da literatura contemporânea.
2 comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Tianjin Binhai Library, a mais nova biblioteca da China

Joël Dicker - A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert

Jesmyn Ward vencedora do National Book Award 2017

As 20 melhores distopias da literatura

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 melhores utopias da literatura