100 capas de romances para combater o analfabetismo

Clássicos da literatura

O jornal inglês The Guardian publicou uma matéria sobre o projeto gráfico do estúdio belga Beshart que reuniu 100 artistas de 28 países para (re)projetar, como posters, as capas de cada um dos livros selecionados na lista dos 100 maiores romances de todos os tempos, publicada pelo jornal The Observer, do mesmo grupo editorial, em 2003 (clique aqui para conhecer a lista completa). O objetivo deste projeto, que também foi apoiado pela Unesco, é recolher fundos para combater o analfabetismo na África vendendo os Posters de cada capa, no tamanho de 50cm X 70cm.

Todas as 100 capas podem ser visualizadas no site do projeto clicando-se aqui, foram também acrescentadas informações sobre cada um dos trabalhos e artistas, conforme exemplo abaixo do primeiro colocado na lista do Observer, o insuperável Don Quixote (clique na imagem para ampliá-la). As listas podem ser um exercício inútil para publicações em jornais e blogs, mas esta parece ter alcançado um objetivo mais nobre, pelo menos é o que espero, já que nem sempre os recursos chegam onde deveriam.

Clássicos da literatura

Comentários

tom disse…
thank you for helping us spread the word.

For each poster sold 5 euro goes to UNESCO projects fighting illiteracy (http://bit.ly/JNAd8s).
Alexandre Kovacs disse…
Tom, congratulations for the nice project and I hope you sell all your posters!
deise disse…
Obrigada por mais uma postagem encantadora. Consegui identificar 54 títulos desta lista em nossa Biblioteca, vou divulgar para a nossa comunidade escolar e pensar num novo projeto que incremente as nossas práticas de leitura. Você sempre me dando boas ideias.
Alexandre Kovacs disse…
Deise, ótima ideia. A lista pode funcionar como uma referência pedagógica e provocar o debate entre os alunos. Obrigado pelo retorno.
deise disse…
DEBATE! Eu gosto desta palavra...

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa