Euclides da Cunha - Os Sertões

Literatura brasileira
Euclides da Cunha - Os Sertões - 928 páginas - Ateliê Editorial - Edição comentada e anotada - prefácio de Leopoldo Bernucci - Edição comemorativa de 2009 (primeira edição 2001).

A linguagem euclidiana, ao mesmo tempo caudalosa e jornalística, barroca e científica, não tem similar na literatura nacional e também não pode ser enquadrada em qualquer estilo literário da época ou posterior. Uma definição mais aproximada de Os Sertões é a do crítico e ensaísta Afrânio Coutinho que definiu o livro como “obra de ficção, narrativa heróica epopéia em prosa, da família de Guerra e Paz, de Canção de Rolando, cujo antepassado mais ilustre é a Ilíada”. O fato é que Euclides da Cunha (1866-1909) desperta sentimentos contraditórios, oscilando entre a paixão e o ódio, mas é um autor fundamental para compreensão da formação do sentimento de nacionalidade brasileira, juntamente com Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro. 

Esta edição da Ateliê Editorial é fundamental para melhor apreciação do clássico Os Sertões, apresentando cronologia, mapas, fotos de época, índice onomástico e cerca de três mil notas que ajudam a transpor as dificuldades textuais, históricas e geográficas da obra, economizando o tempo do leitor em consultas a dicionários e busca por termos científicos, principalmente nas duas partes iniciais: A Terra e O Homem, nas quais Euclides da Cunha apresenta uma detalhada descrição da geografia e geologia nordestinas e a influência na formação do homem como produto do meio.

No entanto, é na terceira parte, A Luta, que encontramos a recompensa por ultrapassar as barreiras estilísticas e linguísticas das duas partes iniciais e que marca definitivamente Os Sertões como uma obra de criação literária, apesar de não ficcional. O conflito de Canudos, liderado pelo fanático religioso Antônio Conselheiro, é relatado em cada uma das quatro expedições militares que foram necessárias para vencer a resistência da comunidade sertaneja, finalmente massacrada. Euclides conseguiu desmascarar, nas grandes capitais brasileiras, a ideia de que os rebeldes de Canudos eram partidários de um movimento monarquista contra a república.

O trecho abaixo, para sempre eternizado na definição da antropologia do sertanejo, fica como exemplo da prosa euclidiana, da riqueza de antíteses em expressões lapidares como "Hércules-Quasímodo", uma obra-prima que permanece vibrante e atual, cem anos após a sua criação, mesmo com a exuberância e complexidade linguística tão rara em nossos dias. 
"O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas. É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos. O andar sem firmeza, sem aprumo, quase gingante e sinuoso, aparenta a translação de membros desarticulados. Agrava-o a postura normalmente abatida, num manifestar de displicência que lhe dá um caráter de humildade deprimente. A pé, quando parado, recosta-se invariavelmente ao primeiro umbral ou parede que encontra; a cavalo, se sofreia o animal para trocar duas palavras com um conhecido, cai logo sobre um dos estribos, descansando sobre a espenda da sela. Caminhando, mesmo a passo rápido, não traça trajetória retilínea e firme. Avança celeremente, num bambolear característico, de que parecem ser o traço geométrico os meandros das trilhas sertanejas (...)”

Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar Os Sertões de Euclides da Cunha 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa