La música clásica: 101 preguntas fundamentales

Klassiche Musik: 101 wichtigsten Fragen
La música clásica: 101 preguntas fundamentales - Annette Kreutziger-Herr, Winfried Bönig - 264 páginas - Alianza Editorial - 2010 - Tradução do original alemão "Klassiche Musik: 101 wichtigsten Fragen" (ilustração da capa: Vênus e Marte de Andrea Botticelli).

De acordo com a resposta a uma das 101 perguntas deste delicioso livro de bolso, a música clássica é uma tentativa de atingir o equilíbrio perfeito entre o ritmo, melodia e harmonia, fato que ocorreu na história da música entre 1730 e 1830. Ainda de acordo com os autores, nos gêneros da sonata (por exemplo, a sonata fácil, KV 545, para piano de Mozart), na sinfonia (por exemplo, nas sinfonias de Londres de Haydn) e finalmente no concerto (um dos mais belos exemplos, o primeiro movimento do concerto para violino em Ré maior de Beethoven) comprova-se a realização efetiva deste propósito de equilíbrio entre ritmo, melodia e harmonia.

Uma obra essencialmente didática, o livro pode ser considerado de nível básico, para iniciantes mesmo, com perguntas simples e diretas, tais como: De que elementos é constituída a música, o que é o ouvido absoluto, como nasceu a ópera, quais são os gêneros musicais mais importantes, o que faz um maestro, como um maestro é capaz de ler uma grande partitura de orquestra. No entanto, nem todas as perguntas se revestem de tanta seriedade e algumas são até mesmo curiosas, como por exemplo: O que fazem os músicos depois de um concerto, quanto ganha um compositor, por que um violino stradivarius custa um milhão de euros, o que soa mais forte, uma orquestra ou uma banda de Rock (esta é fácil).

As perguntas são apresentadas em sete categorias: os fundamentos da música, história da música, durante o concerto, ópera, instrumentos, orquestra e coro, mais além da música. Complementam o livro um quadro cronológico, bibliografia e recomendações para audição cobrindo os diversos movimentos músicais em cada época, como a Idade Média, Renascimento, Barroco, Clássico, Romântico, Música Moderna, Nova Música I (1950 a 1988) e Nova Música II (1991 a 2007). A última pergunta do livro tem uma resposta óbvia: "A música existirá para sempre?", esta é fácil de responder também. Um "livrinho" ótimo para se deixar na cabeceira por algum tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa