Simon Schama - O Poder da Arte, Parte 2 - Bernini
![]() |
O rapto de Prosérpina - 1621-2 (Galleria Borghese, Roma) |
![]() |
O rapto de Prosérpina - 1621-2 - Detalhe |
"Bernini tirou da estátua o elemento stat — que em latim, indica imobilidade. Suas figuras escapam da força da gravidade exercida pelo pedestal para correr, contorcer-se, rodopiar, ofegar, gritar, latir, curvar-se em espasmos de intensa emoção. Correndo riscos incríveis com perfurações temerárias, Bernini obrigou o mármore a fazer coisas que nunca fizera até então. Obrigou-o a voar e esvoaçar, a fluir e tremer. Libertas do bloco de pedra, suas figuras se entregam a uma febril atividade e, em geral, tendem naturalmente para o ar, para a luz." - Simon Schama - O poder da Arte (pág. 87)
![]() |
Apolo e Dafne - 1622-5 (Galleria Borghese, Roma) |
"O ramo do loureiro (o troféu dos vencedores, afinal de contas) que brota diante da virilha quase exposta de Apolo atua como um sinal de sua urgência sexual e, assim, amplifica o drama de sua frustração. Ao agarrar o quadril da ninfa, a mão esquerda do deus depara com a áspera cortiça (perfeitamente modelada por Bernini) que está recobrindo as coxas de Dafne. A sombra profunda entre árvore e pele só torna mais tantalizante a ideia do inalcançável. É a maior brincadeira da escultura, pois é impossível não sentir a carga erótica do nu exatamente no ponto em que se tornou inviável. Isso lá é onipotência divina?" - Simon Schama - O poder da Arte (pág. 101)
![]() |
Apolo e Dafne - 1622-5 - Detalhe |
Ambas as esculturas, "O rapto de Prosérpina" e "Apolo e Dafne" foram patrocinadas pelo cardeal Scipione Borghese e o sucesso das duas obras-primas foi fundamental para que o papa Urbano VIII, em 1629, transformasse Bernini, então com 31 anos, no arquiteto oficial da cidade de Roma, responsável pelo desenho e construção de seus edifícios, igrejas e fontes. O projeto urbanístico ressaltou o poder da Igreja através de obras espetaculares e, realmente, o Vaticano deve muito a Bernini. Entre as suas obras mais importantes encontra-se todo o complexo arquitetônico da Praça de São Pedro e o baldaquino da Basílica, uma estrutura formada por quatro colunas de bronze e pedestais de mármore, criada especialmente para o altar que fica sobre a tumba de Pedro, uma obra monumental que até hoje deixa os visitantes da Basílica maravilhados.