Os 20 melhores sites literários na internet

Crítica literária

Se você se interessa por literatura, livros, arte e cultura em geral ou está pensando em escrever um blog literário, encontrará aqui recomendações para alguns sites especializados que publicam material de qualidade sobre os últimos lançamentos do mercado editorial, resenhas, críticas literárias e todo tipo de informação sobre a área cultural no Brasil e no mundo. Ainda sobre os pretensos benefícios e malefícios da internet, vale lembrar a declaração de Alberto Manguel, autor de "Uma história da leitura," em entrevista recente sobre o seu último lançamento,"Uma história natural da curiosidade": "Temos uma tendência horrível de culpar o instrumento por nossas faltas. É como dizer que o culpado da morte é a faca. A faca é útil. Podemos usar para cortar carne ou matar uma pessoa. A internet é tão útil quanto foram a imprensa ou os rolos de papiro. Mas se não a utilizamos como meio de aprendizagem, vira uma arma letal". 

Babelia
Babelia - Revista cultural do jornal espanhol El País, disponível online com entrevistas, reportagens e artigos. O espaço conta ainda com conteúdo de áudios ou vídeos de autores lendo fragmentos de suas publicações, download de primeiros capítulos de livros, material inédito de escritores e artistas escolhidos. Pode ser acompanhado nas redes sociais pelo facebook ou twitter. Segundo declaração da Direção do jornal El País nesta matéria de 2014, Babelia pretende ser "uma referência no campo da cultura latino-americana e o ponto de encontro da cultura espanhola, uma plataforma de discussão com uma perspectiva internacional e um gerador de conteúdo de primeiro nível".
New York Times
The New Yorker's Page Turner - O blog da conceituada New Yorker específico para a área de livros e literatura não deixa nada a desejar em termos de conteúdo à revista impressa que sempre publica ensaios e artigos escritos por ou sobre autores famosos como Haruki Murakami, Jonathan Franzen e Patti Smith. Um artigo de 2012, escrito por Sasha Weiss que foi a editora de literatura da New Yorker de 2012 a 2014 explica os motivos da criação da página, basicamente a intenção de debater sobre livros que passaram despercebidos na mídia ou que, por outro lado, foram muito notados, discutir as obras em tradução e as políticas do cenário literário internacional além da língua inglesa.
Electric Literature
Electric Literature - Organização sem fins lucrativos fundada em 2009 e que define sua missão como: "a ampliação do poder de contar histórias com a inovação digital e a garantia de que a literatura continue a ser uma presença vibrante na cultura popular através do apoio a escritores, abraçando novas tecnologias e a criação de uma comunidade online voltada para a literatura". Segundo declaração no próprio site, todos os escritores envolvidos nas publicações são pagos e o conteúdo é passado ao público gratuitamente. A organização é custeada por meio de doações, para contribuir visite esta página. A atualização é constante nas redes sociais, principalmente na página do facebook.
Paris Review
The Paris Review Daily - Este blog é uma extensão da Paris Review que foi criada em 1953 nos Estados Unidos e é considerada um das revistas literárias mais importantes do mundo, principalmente por criar uma alternativa para a crítica tradicional, deixando os próprios autores comentarem suas obras e seu estilo por meio da publicação de entrevistas com escritores famosos como E. M. Forster, W. H. Auden, Paul Auster, Jorge Luis Borges, Truman Capote, Louis-Ferdinand Celine, William Faulkner, Vladimir Nabokov, Seamus Heaney, Ian McEwan, Ernest Hemingway, Primo Levi e muitos outros. O site da Paris Review é muito popular nas redes sociais do facebook e twitter.
Los Angeles Review of Books
Los Angeles Review of Books - O site foi criado para compensar a redução de publicações impressas da área cultural e, segundo declaração na página, "é uma organização de artes literárias e culturais sem fins lucrativos que combina a grande tradição da resenha do livro com as tecnologias em evolução da web". Se define ainda como: "uma comunidade de escritores, críticos, jornalistas, artistas, cineastas e estudiosos dedicados a promover e divulgar o que de melhor é pensado e escrito, com um compromisso duradouro com o rigor intelectual, a contundência e o poder da palavra escrita". Doações também podem ser feitas na própria página. Aqui os links para o facebook e twitter.
BuzzFeed
BuzzFeed Books - O site BuzzFeed é um dos mais populares na internet e segundo informação da própria página tem mais de 7 bilhões de visualizações e 200 milhões de visitas únicas mensais em todo o mundo, o conteúdo está disponível em seis idiomas incluindo espanhol, português, japonês, francês e alemão. O site específico da área de livros apresenta postagens regulares sobre curiosidades e listas (sempre um assunto de muita demanda na internet, não é mesmo?) geralmente mais ligado ao público juvenil. É claro que as páginas do facebook e twitter são um sucesso de público (mais de 1.000.000 likes no facebook até o momento, nada mal para um site sobre livros).
blog do IMS
blog do IMS - O Brasil está muito bem representado aqui na área de cultura com o blog do Instituto Moreira Salles (um dos preferidos da casa), uma entidade civil sem fins lucrativos para a promoção e o desenvolvimento de programas culturais que conta com artigos de Bernardo Carvalho e José Geraldo Couto, além de preciosidades como a página Brasiliana Fotográfica, os sites especiais de Clarice Lispector e Ernesto Nazareth, as revistas: Serrote de literatura e zum de fotografia. Sem falar nas edições digitalizadas dos Cadernos de literatura brasileira (clique aqui para ter acesso ao acervo completo do IMS na área de letras). O site tem muitos seguidores no facebook e twitter.
Flavorwire
Flavorwire Books - Depois do BuzzFeed é certamente o site mais popular da internet, cobrindo eventos ligados à arte, livros, música, filmes, TV e cultura pop em todo o mundo com foco no público juvenil. Na seção específica sobre livros, as suas postagens sobre listas são constantemente atualizadas, bastante criativas e cuidadosas, uma fonte de inspiração para muitos blogs literários (o Mundo de K, por exemplo), como esta aqui publicada recentemente: "10 Weird and Wonderful Guinness World Records Titles About Books". Como não poderia deixar de ser as publicações do site são também muito comentadas e compartilhadas por milhares de usuários no facebook e twitter.
The Millions
The Millions - O site foi estabelecido com este sugestivo título em 2003, como indicado em seu logotipo, com a missão de "oferecer aos leitores algo interessante a cada dia e ajudá-los a encontrar grandes livros para ler" além da divulgação de premiações literáriasThe Millions é bem conceituado na mídia especializada de resenhas literárias e utiliza um time limitado de escritores pagos e fixos, assim como aceita também a contribuição de escritores convidados que eventualmente podem vir a ser efetivados no time fixo. As orientações para publicar artigos ou as possíveis formas de apoio estão disponíveis na página com informações sobre o site. Aqui os links para o facebook e twitter.
Times Literary Suplement
TLS Times Literary Suplement - A força da tradição de mais de um século (desde 1902) desta revista literária semanal torna o site um ponto de encontro indispensável para os amantes das letras de todo o mundo que podem encontrar resenhas, ensaios e poemas de autores como: Italo Calvino, Patricia Highsmith, Milan Kundera, Philip Larkin, Mario Vargas Llosa, Joseph Brodsky, Susan Sontag, Gore Vidal, Christopher Hitchens, Orhan Pamuk, Martin Amis, Svetlana Alexsievitch, Geoffrey Hill, Seamus Heaney e Paul Muldoon. O TLS soube se modernizar, evoluindo da tradicional versão impressa para a digital e utilizando a força das redes sociais como o facebook e twitter.
Vulture Books
Vulture Books - Outro nome bastante sugestivo para um site de cultura, o Vulture (Abutre) continua "devorando cultura de costa a costa" e é formado por editores da revista semanal New York Magazine, fundada em 1968, com foco na divulgação de filmes, teatro, arte, TV, música e, é claro, livros. O site tem uma seção dedicada somente a listas. Me identifiquei com a declaração do próprio site no facebook que define as resenhas como sendo "escritas com a mente de um crítico e o coração de um fã", acho que este conceito é bem apropriado para um bando de loucos que ainda teima em escrever blogs literários (me incluindo nesta tribo). Aqui os links para acompanhar as matérias no facebook e twitter.
Literary Hub
Literary Hub - A ideia que motivou a criação do "hub" foi exercer o papel de uma fonte diária única para todas as notícias da vida literária. Segundo declaração do site, existe hoje um grande conteúdo sobre livros on-line, mas as informações são dispersas e facilmente perdidas. Para atender a esta demanda o Literary Hub tem como parceiros pequenas e grandes editoras e organizações sem fim lucrativo (consultar aqui a relação completa). Existe um espaço no site para ter acesso às informações do dia. Aqui os links para o facebook e twitter.
Fundação Biblioteca Nacional
Fundação Biblioteca Nacional - Podemos nos orgulhar da nossa Biblioteca Nacional desde a sua fundação com a chegada de D. João VI e sua corte ao Rio de Janeiro, como consequência da invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão até a criação da Biblioteca Nacional Digital em 2006 e de seu moderno site que permite acesso ao alcance de um clique aos catálogos, acervos (incluindo obras raras), coleções, prêmio Camões de literatura, prêmio Literário Biblioteca Nacional, publicações e curiosidades. Tudo isso e muito mais para consulta de pesquisadores, estudantes e visitantes com fácil acesso ao acervo da Biblioteca. Recomendo seguir a página no facebook.
Guardian
The Guardian Books - Um dos maiores e mais importantes jornais do mundo, o The Guardian foi fundado em 1821 e tem credibilidade internacional. Na área cultural, principalmente na seção de livros, as resenhas detalhadas tem o poder de impulsionar ou terminar com carreiras de autores precocemente. A lista "The 100 greatest novels of all time: The list" já se tornou referência na internet e destaca os maiores romances da literatura universal de todos os tempos, imperdível e bom ponto de partida para encontrar clássicos de Cervantes à Philip Roth. Em 2009 esta lista foi ampliada para "1.000 novels everyone must read - the definitive list". Aqui os links para o facebook e twitter.
Publishnews
Publishnews - O melhor site nacional para notícias do mercado editorial no Brasil e no mundo. Recomendo assinar a newsletter gratuita para receber diariamente o clipping. A newsletter, criada por Carlo Carrenho, já existe desde 2001, mas somente em 2015 o site do Publishnews ganhou uma estrutura realmente profissional, se transformando em parada obrigatória para o pessoal da indústria do livro com balcão de empregos, lista dos mais vendidos, premiações e concursos nacionais e internacionais, entrevistas, feiras e eventos literários além do blog da redação. Para turbinar o seu feed de notícias siga no facebook e twitter.
Bok Riot
Book Riot - Segundo declaração no próprio site, o Book Riot é dedicado à ideia de que escrever sobre o livro e a leitura deve ser uma atividade tão diversa quanto livros e leitores são. Ainda segundo os próprios: "Alguns de nossos escritores são profissionais. Muitos deles não são. Nós gostamos de uma boa lista, tanto quanto gostamos de uma boa resenha. Achamos que você pode gostar tanto de J.K. Rowling quanto J. M. Coetzee e que existem coisas inteligentes, engraçadas  e informativas  a dizer sobre ambos e que você não deveria ter de escolher". Esta me parece uma definição simples e muito boa. Mais no facebook e twitter.
Fundação José Saramago
Fundação José Saramago - O site já é importante o suficiente devido à sua missão principal que é a de preservar e difundir a palavra de um dos maiores escritores em língua portuguesa através de divulgação da biografia, bibliografia e artigos do nosso único prêmio Nobel. Adicionalmente permite o acesso a todas as edições da revista digital Blimunda desde a sua criação em 2012, notícias sobre a literatura portuguesa além da importante premiação José Saramago que ocorre a cada dois anos, distinguindo jovens escritores com idade até 35 anos por uma obra de ficção publicada em qualquer país de língua portuguesa. A página no facebook já passa de 100.000 seguidores.
Brain Pickings
Brain Pickings - Um dos sites mais originais na internet, foi criado em 2004 por Maria Popova que trabalhou na Wired, Atlantic e New York Times. O site foi incluído no arquivo permanente da Biblioteca do Congresso em 2012, nada mal para um projeto pessoal que não exibe anúncios e sobrevive através de doações particulares. Maria Popova pensa em seu projeto como peças de LEGO - se os tijolos forem de uma única forma, tamanho e cor, ficamos limitados em nosso processo criativo. Quanto mais rico e diversificado forem os recursos, melhores serão as ideias combinatórias em nossa biblioteca mental. A quantidade de seguidores no facebook já ultrapassa 4,5 milhões de pessoas.
Guernica
Guernica - Uma premiada revista online sobre ideias, arte, poesia e ficção, publicada duas vezes por mês, sendo o blog atualizado diariamente. O site está organizado nas seções de entrevistas, poesia, ficção e arte. Adicionalmente, são lançadas edições especiais trimestrais para discutir os temas que a linha editorial julga importante nas áreas de artes e política. Por exemplo, seguem os links para as três últimas edições: "O futuro das cidades" de junho 2016, "O futuro da linguagem" de março 2016 e "As fronteiras das nações" de Dezembro 2015. Guernica é uma organização sem fins lucrativos, para contribuir visite esta página. Siga os links para acompanhar no facebook e twitter.
Publisher's Weekly
Publisher's Weekly - Um site com objetivo similar ao nosso Publishnews, mas com o foco na indústria do livro internacional e destinado a editores, livreiros, bibliotecários, agentes literários, autores e diversos meios de comunicação. Publica artigos de destaque e notícias cobrindo todos os aspectos do negócio editorial, tais como: listas de mais vendidos em diferentes categorias, estatísticas da indústria, feiras e eventos internacionais, além de ofertas de empregos. Talvez de menor interesse para o leitor comum, mas não deixa de ser interessante como caráter informativo, por exemplo: "The World's 52 Largest Book Publishers, 2016". Recomendo visitar e seguir no facebook e twitter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura