Vencedores do Prêmio Oceanos 2016

Prêmio Literário

Divulgados os quatro vencedores da versão 2016 do Oceanos - Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa (antigo Portugal Telecom de Literatura). Segundo a organização, os quatro vencedores, escolhidos entre 740 obras de 20 editoras, traduziram a diversidade de gêneros literários da literatura contemporânea. Além do romance "Galveias", do português José Luís Peixoto – primeiro colocado nesta edição –, foram premiados o romance "A resistência", do escritor paulistano Julián Fuks, em segundo lugar, o volume de poesia "O livro das semelhanças", de Ana Martins Marques, em terceiro, e os contos de "Maracanazo e outras histórias", do carioca Arthur Dapieve, quarto colocado. 

O valor da soma dos quatro prêmios é de 230 mil reais, patrocinado pelo Itaú Cultural, e divididos da seguinte forma: 100 mil para o primeiro lugar, 60 mil para o segundo, 40 mil para o terceiro e 30 mil para o quarto colocado. Segue a relação das obras vencedoras com links para as sinopses das respectivas editoras, este ano a Editora Companhia das Letras levou tudo se considerarmos que a Objetiva, selo Alfaguara, também faz parte do grupo (para conhecer a relação total de finalistas deste ano clique aqui).

1º Lugar: "Galveias" de José Luís Peixoto - Romance 
Editora Companhia das Letras

2º Lugar: "A resistência" de Julián Fuks - Romance 
Editora Companhia das Letras

3º Lugar: "O livro das semelhanças" de Ana Martins Marques - Poesia 
Editora Companhia das Letras

4º Lugar: "Maracanazo e outras histórias" de Arthur Dapieve - Contos 
Editora Alfaguara


No ano passado, o Oceanos foi vencido por Silviano Santiago, com o romance "Mil rosas roubadas" (Companhia das Letras). O segundo lugar ficou com Elvira Vigna, pelo livro "Por escrito" (Companhia das Letras). Terceiro lugar com Alberto Mussa, pelo romance histórico "A primeira história do mundo" (Record), e quarto lugar com Glauco Mattoso, pelo livro de poemas "Saccola de feira" (NVersos).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa