O Rio de Niterói - Fotografias de Benicio Biz

Fotos do Rio e Niterói
O Rio de Niterói - Fotografias de Benicio Biz - Editora Figo - 126 Páginas - Textos de Orlando Santos, Benicio Biz e Victor Abramo - Lançamento virtual: 01/03//2017.

Benicio Biz propõe um olhar diferente e original para duas cidades maravilhosas separadas pela Baía de Guanabara, mas unidas em um mesmo cenário de belezas naturais, como bem podemos constatar neste livro que reúne as melhores fotos decorrentes de um projeto que levou mais de quatro anos para ser concluído. Os cariocas costumam brincar com os niteroienses ao afirmar que o que a cidade de Niterói tem de mais bonito é a vista para o Rio e este foi o gancho bem-humorado de Benicio Biz para o título do seu livro que, na verdade, não pretende aumentar essa rivalidade entre as cidades, justamente o oposto, quando nos surpreende com novos e inusitados ângulos de tradicionais pontos turísticos das duas cidades. Na verdade, quem já viveu a experiência de cruzar a entrada da Baía de Guanabara e se deparar com a visão das duas cidades, sabe que a rivalidade é absurda porque as duas fazem parte de um mesmo conjunto harmonioso. 

Outra visão que desafia a nossa imaginação é a paisagem original descortinada pelos primeiros invasores que chegaram nesta região, a exuberância da mata tropical nas montanhas em contraste com o mar. O texto de Orlando Santos chama a atenção para este ponto e a importância dos pontos históricos como: Fortaleza de Santa Cruz, Forte do Pico, Ilha da Boa Viagem, Forte da Boa Viagem e Forte do Gragoatá.
"Possuindo o segundo mais importante conjunto de fortes e fortalezas do Brasil, Niterói exibe nessas construções uma rica arquitetura, dentro de um cenário que revive um importante pedaço da história do Brasil. Por isso, em 2012, a Unesco concedeu ao Rio de Janeiro o título de Patrimônio Mundial, dando um peso bastante significativo às belas edificações do outro lado da ponte, parte do conjunto da Baía de Guanabara." - Texto de Orlando Santos, Pág. 13.
As fotos são apresentadas em função dos principais bairros e pontos turísticos de Niterói: tais como: Centro, Gragoatá, Ingá, Praia de Icaraí, Estrada Fróes, Estrada da Cachoeira, São Francisco, Parque da Cidade, Charitas, Praia de Adão e Eva, Fortaleza de Santa Cruz e Praia de Piratininga. Este livro com a bela compilação de fotos de Benicio Biz nos deixa a todos, cariocas e niteroienses, cheios de orgulho de nossa terra natal e preocupados com a necessidade de preservação para as futuras gerações, tomara que este projeto ajude a conscientizar a população e governo para a urgência deste assunto.

Fotos do Rio e de Niterói
São Francisco
Benicio Biz tem 64 anos é produtor gráfico, designer, fotógrafo, artista plástico e empresário editorial. Ele vem atuando no mercado do Rio de Janeiro há mais de quarenta anos, principalmente na área de engenharia e construção offshore por meio da conceituada Revista TN Petróleo. Atualmente, utiliza uma Nikon D5100 e uma FinePix SL 1000 em busca de novos fotos como as que ilustram esta postagem. O livro "O Rio de Niterói", na versão virtual completa, pode ser acessado aqui.

Fotos do Rio e Niterói
Parque da Cidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa