Explicação da Eternidade, um poema de José Luís Peixoto

Literatura portuguesa

O escritor português José Luís Peixoto já é um nome conhecido no Brasil devido ao romance "Galveias", vencedor do Prêmio Oceanos 2016 (antigo Portugal Telecom de Literatura) e inspirado na sua terra natal, uma aldeia da região do Alentejo no interior de Portugal com pouco mais de 1000 habitantes, onde a modernidade da vida dos grandes centros urbanos ainda não chegou. Ler aqui a resenha completa do livro no Mundo de K. 

Agora, com o recente lançamento de "A criança em ruínas", primeiro livro de poesias de Peixoto em nosso país, temos a chance de conhecer um pouco mais do seu fascinante trabalho. Selecionei o poema abaixo, "Explicação da Eternidade" no site oficial do autor, vale a leitura para esquecer um pouco do tempo, ou da sua falta.

Explicação da Eternidade

devagar, o tempo transforma tudo em tempo.
o ódio transforma-se em tempo, o amor
transforma-se em tempo, a dor transforma-se
em tempo.

os assuntos que julgamos mais profundos,
mais impossíveis, mais permanentes e imutáveis,
transformam-se devagar em tempo.

por si só, o tempo não é nada.
a idade de nada é nada.
a eternidade não existe.
no entanto, a eternidade existe.

os instantes dos teus olhos parados sobre mim eram eternos.
os instantes do teu sorriso eram eternos.
os instantes do teu corpo de luz eram eternos.

foste eterna até ao fim.


A Casa, A Escuridão
Quetzal Editores, Portugal julho, 2014

Comentários

Sobre o que seja ETERNIDADE, o pensador José Bonifácio Santos, publicou em seu blogger https://pensamentoscronicasepoesias.blogspot.com/ :

Lógica alguma existe em estabelecer ESPAÇO-TEMPO, para uma ETERNIDADE.

Numa ETERNIDADE, não há espaço-tempo PASSADO e FUTURO.

Numa ETERNIDADE, Tudo é, uma CONSTANTE EXISTÊNCIA.

Assim sendo, poderíamos equalizar a ETERNIDADE dessa forma:

E = CE.

O que tu achas?

Visita também o blogger científico dele http://descobertascientificasavancadas.blogspot.com/ pois na apresentação do mesmo, ele diz:

José Bonifácio Boni.
Pioneiro em CIÊNCIAS NOVAS E AVANÇADAS DE DIMENSÕES SUPERIORES. Aqui tu encontrarás respostas lógicas e verdadeiras para todos os teus questionamentos existenciais, descobrindo que tanto os das religiões-ainda-a-desestagnar quanto os das ciências-ainda-a-avançar, nunca souberam te responder completamente de forma inquestionável e totalmente convincente. Primeiro: Tudo sempre foi é e sempre será, ENERGIA CRIADORA... Energias criadas, e energias procriadas. Até mesmo nossos corpos, compostos são por 7 octilhões de átomos, micros unidades energéticas atômicas baixas que chamam equivocadamente de matéria, movidos por Combos Energéticos De EV = Energias Vitais, compostos por 3 Energias Médias: EM = Energia Motriz... EI.D = Energia Inteligente Diferenciada... E ED.D = Energia Diferenciada De Discernimento, que nos diferem de subespécies. Combos Energéticos De EV = Energias Vitais, que chamam equivocadamente de Espíritos. Aviso: Todas as DESCOBERTAS CIENTÍFICAS constantes neste, fundamentadas foram em conhecimentos avançados e totalmente lógicos existentes apenas em DIMENSÕES SUPERIORES, a esta subdesenvolvida 3° dimensão, que ainda vivemos. Por isso não compará-los.

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura