Adriana Carranca - Malala, a menina que queria ir para a escola

Literatura infantojuvenil
Adriana Carranca - Malala, a menina que queria ir para a escola - Ilustrações de Bruna Assis Brasil - Editora Companhia das Letrinhas - 96 Páginas - Lançamento 27/04/2015 - Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil em 2016, nas categorias “Melhor livro informativo” e “Escritora revelação”.

Será que é possível escrever um livro para crianças em um estilo de jornalismo literário ou livro-reportagem, que seja lúdico e, ao mesmo tempo, informativo, explicando e fazendo pensar sobre temas contemporâneos com simplicidade e, finalmente, cumprindo a função de ser inspirador para nossos filhos? Bem, a escritora e jornalista Adriana Carranca conseguiu tudo isso ao contar a história da paquistanesa Malala Yousafzai, baleada por membros do Talibã aos catorze anos por defender o direito de acesso das meninas à educação e que milagrosamente sobreviveu, transformando-se na mais jovem ganhadora de um prêmio Nobel da paz em 2014, uma menina corajosa que só queria ir para a escola e acabou ajudando no difícil e lento processo de mudar o mundo.

Para contar como tudo isso aconteceu, Adriana passou alguns dias em 2012 no vilarejo onde vivia a família de Malala no vale do Swat, norte do Paquistão. Ela ficou hospedada na casa da família de seu tradutor e foi um dos primeiros profissionais de imprensa a fazer uma matéria sobre o atentado na região que é de difícil acesso e muito perigosa (principalmente para uma jornalista), neste momento Malala ainda estava em coma. Adriana entrevistou várias pessoas do vilarejo, a diretora da escola que foi fechada por ameaça dos talibãs e as outras duas adolescentes, Kainat Riaz e Shazia Ramzan que estavam com a jovem no momento em que ela foi baleada e também feridas.

Ilustração de Bruna Assis BrasilO livro, que é lindamente ilustrado por Bruna Assis Brasil, explica de maneira simples e objetiva os costumes locais e o contexto histórico da região, desde as lutas contra os grandes conquistadores como Alexandre, o Grande (328 a.C.), e Gengis Khan (1200), até os conflitos modernos que iniciaram com a invasão do Afeganistão pelos soviéticos em 1978, provocando a fuga de milhares de famílias para viver em campos de refugiados no Paquistão e a formação do violento movimento Talibã. Difícil acreditar que uma história como essa possa ser contada para crianças, mas é a própria Adriana, que nunca havia escrito um livro infantojuvenil, que explica no texto abaixo, extraído do blog da Editora Companhia das Letras, os motivos que a levaram a escolher este formato.
"Recebi o convite para escrever um livro sobre Malala pouco depois do atentado contra ela. A ideia inicial era escrever para o público adulto. Mas, na medida em que eu conheci mais e mais sua história, tornou-se impossível ignorar a mensagem poderosa e transformadora que ela traz às crianças. (...) Quando cheguei ao Vale do Swat, onde ela vivia, Malala ainda estava em coma e não era certo se sobreviveria ao tiro disparado contra ela por um integrante do grupo Talibã, que controla partes do cinturão tribal do Paquistão, na conturbada fronteira com o Afeganistão. Ela era ainda desconhecida do mundo e nada indicava, então, que seu drama seria diferente daquele de milhares de crianças anônimas que morrem em números alarmantes na região, vítimas da violência – região que eu visitara inúmeras vezes como jornalista e onde testemunhara de perto a condição das mulheres e crianças."
Dê uma chance aos seus filhos de conhecer um conto de fadas diferente (nada contra os contos de fadas tradicionais), ainda melhor, leia junto com eles e se deixe levar pela emocionante trajetória da menina paquistanesa que desafiou a lei dos talibãs em nome do conhecimento. Um livro para refletir sobre temas como direito à educação, igualdade e tolerância. Aconteceu no Paquistão, mas infelizmente ainda ocorre em muitos outros países onde crianças não podem ser simplesmente crianças, inclusive no Brasil de hoje, bem perto da nossa casa.

A autora, que já foi correspondente na ONU em 2012, é atualmente colunista dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo e escreve principalmente sobre conflitos, tolerância religiosa e direitos humanos, com olhar especial sobre a condição das mulheres. Já publicou os livros "O Irã sob o chador" (2010) e "O Afeganistão depois do Talibã" (2011). É uma jornalista conceituada como correspondente internacional, tento sido enviada especial para reportagens nos seguintes países: Haiti, Síria, Paquistão, Afeganistão, Iraque, Irã, Egito, Indonésia, territórios palestino e República Democrática do Congo, Sudão do Sul e Uganda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa